sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lilith a primeira mulher a entrar no paraíso



Seu nome, temido, sua origem, duvidosa, “LILITH”. Origem: Assírio, Significado: dama da noite.


A minha duvida e, porque na bíblia lilith não e citada no paraíso como companheira de Adão? Na bíblia refere-se apenas a Eva, e quem e citada como a companheira de adão. Bom não sei, pesquisei e estudei o assunto, e afirmo, sobre lilith há varias versões e origens, nesse caso apelo pro mais próximo e entendido, levando em conta suas historias  vou tentar explicar do melhor modo possível no texto abaixo.

Quem foi Lilith

Lilith e considerado o demônio feminino mais temido, lilith era uma mulher livre e irresistivelmente linda, ela foi à primeira esposa de adão, feita do mesmo barro que ele, por ser criada ao mesmo modo do homem, lilith não aceitou o machismo masculino, queria igualdade (opa! Já vem dos tempos antigos hein) ate nas relações sexuais com adão ela não aceitava ficar por baixo.


Por outro lado adão não aceitava tal modo de agir de lilith, e queria sua superioridade masculina ativa.

De mulher para demônio

Lilith insatisfeita com o machismo de adão resolveu fugir do paraíso e foi para o mar vermelho, onde La ficou livre onde conheceu e teve relações com vários demônios.


Adão por sua vez pediu a Deus sua parceira de volta, Deus mandou três anjos buscar lilith e trazer de volta ao paraíso. Os três anjos ao chegar ao mar vermelho e tentar trazer lilith, a mesma respondeu que não poderia mais voltar, pois já tinha desonrado seu marido com demônios.


Por esse motivo ela não pode voltar ao paraíso, e continuou vivendo e tendo relações com demônios, gerando diversos filhos igualmente demoníacos. Adão estando sozinho Deus não achou que era bom, e resolveu criar Eva, dessa vez de uma coluna tirada de Adão.


Algumas mitologias dizem que o verdadeiro motivo o qual levou lilith a abandonar o paraíso foi ter-se apaixonado por Samael, o anjo da morte, Samael por sua vez concedeu a lilith o prazer que adão não era capaz de oferecer.


Em troca das relações sexuais, samael deu a lilith não só o nome de Deus que ganhou poderes sobrenaturais, como também toda sabedoria mística e mágica. Lilith e considerada o demônio feminino mais temido que existe da mitologia babilônica, e também a primeira bruxa da humanidade, e também a padroeira de todas as bruxas. Há historias ainda que diga que lilith teria se transformado, na serpente que atentou a própria Eva.

Lilith hoje

Ao contrario de Eva que morreu como humana lilith alcançou a imortalidade, casou-se com Samael e virou amante de Lúcifer, por ser a mais bela virou a preferida de um dos piores demônios que existe.



Tentando entender o ligamento de lilith e adão na bíblia

No antigo testamento

As feras do deserto se encontrarão com as feras da ilha, e o sátiro clamará ao seu companheiro; e os animais noturnos ali pousarão, e acharão lugar de repouso para si. Isaías 34-14

Ao descrever a vingança de Deus durante a qual a terra de Édom seria transformada em um deserto, a fera do deserto seria lilith, por isso que ela e conhecida como o demônio que habita lugares desertos.

Consultando outras fontes de traduções hebraicas, da para se chegar à conclusão que, quando e dito “o sátiro clamará ao seu companheiro” refere-se ao anjo Samael e outros demônios, depois sua companheira, lilith.

Já em Genesis 1-27 diz, e criou Deus o homem a sua imagem: a imagem Deus o criou; homem e mulher os criou.

Nesse trecho da para entender que quando Deus criou o homem, criou também a mulher, então essa primeira mulher criada junto com adão seria lilith.

Então o senhor deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; Gênesis 2-21

E da costela que o senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2-22

E disse Adão: esta e agora dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2-23

Então! Como vimos acima, em Genesis 2-21 a 2-23 fala sobre a criação da mulher, mais um fato e prova que Eva foi a segunda mulher criada, tendo então uma a sua frente, que seria lilith.



Porque a existência de lilith não e citada na bíblia?

Pelo que entendi, lilith foi retirada do antigo testamento quando o povo judeu deixou à babilônia, onde ela era adorada, eu acho que alguém pensou que se Eva fosse à segunda tentativa de Deus, as pessoas poderiam pensar que ele cometeria erros.

A igreja católica pode ter retirado os trechos dela da bíblia talvez pelo fato de ela ser a padroeira das bruxas e ser a alfa delas, não pegaria bem, uma bruxa em um livro sagrado.

Outra historia vem de culturas machistas, pois lilith representava o símbolo da resistência feminina, e não interessava aos homens uma mulher igual a ela na bíblia, poderia ter uma ma influencia.

Espero que tenham gostado, e tirado suas duvidas! Duvidas e observações, favor comentar, seus comentários e muito importante para mim.



Um comentário:

Anônimo disse...

lilith existe e eu nasci com a proteção dela que já me provou isso e apenas em segundos!!

Postar um comentário

Sombrio, deixe aqui seu comentário!